quarta-feira, 28 de julho de 2010

Ação direta (5ª Edição)


Ação direta é qualquer método usado para produzir mudanças desejáveis ou impedir práticas indesejáveis na sociedade, através da intervenção direta dos interessados. A ação direta está em oposição à intervenção através de mediadores, como a eleição de representantes políticos, o recurso a advogados, etc.

Greves, lockouts, bloqueio de estradas, sabotagens e boicotes são algumas táticas de ação direta. Ações de desobediência civil também podem ser classificadas dessa maneira. Por exemplo, quando Mahatma Gandhi e outros indianos fizeram sua famosa marcha do sal indo ao mar coletar seu próprio sal ao invés de comprá-lo do governo colonial inglês, isto foi uma ação direta. Todos os exemplos anteriores se referem a situações de conflito.
Entretanto, ações puramente construtivas, realizadas por voluntários, como mutirões, escolas e creches comunitárias, a Wikipédia, e o CMI, também podem ser exemplos de ação direta. Uma ação direta chamou atenção da mídia em Campinas, Brasil, em janeiro de 2000. 

Um paraplégico cansado de ter seus pedidos ignorados pela prefeitura, removeu os obstáculos e degraus que impediam a passagem de sua cadeira de rodas à marteladas. A ação direta também pode ser qualificada, como a prática política de algum grupo sem utilizar a idéia de representação, sendo esta última conhecida mais especificamente como democracia direta. Um outro exemplo de ação direta foi durante a guerra civil espanhola, onde os trabalhadores e camponeses, armaram-se contra as forças fascistas do general Franco. A ação direta, também se caracteriza, por eliminar o "atravessador" num processo de decisão, "você faz e decide tudo o que lhe diz respeito".

Nenhum comentário:

Postar um comentário